GT Filosofia & Psicanálise - Anpof

Minicurso: Filosofia, perversão e psicanálise – XX Encontro ANPOF 2024

Apresentação do minicurso Filosofia, perversão e psicanálise a ser ministrado pela Profª. Drª. Maria Cristina de Távora Sparano (UFPI) e pelo Mestrando Marcos Antônio Ferreira (PUCPR), parte das atividades do GT Filosofia e Psicanálise no XX Encontro Anpof.

O minicurso ocorrerá nos dias 02 e 04 de outubro de 2024, quarta e sexta-feira, das 10h20 às 12h20.

Para inscrever-se, acessar a página oficial do Encontro.

*

Objetivo: Este minicurso tem por objetivo analisar aspectos filosóficos e psicanalíticos que rodeiam a ideia das perversões, sobretudo em sua relação política e social. Assim sendo, o principal objetivo desse minicurso irá girar em torno de desmistificar as perversões como algo longínquo e perigoso, mas como parte da vida humana e cotidiana.

Ementa: Este minicurso irá propor, em um primeiro momento, uma leitura analítica da obra Os três ensaios sobre a teoria da sexualidade (1905), de Sigmund Freud, com ênfase na questão da perversão e sua relação com a sexualidade perverso-polimorfa da criança, como aponta o psicanalista vienense.

Em um segundo momento, e a partir de um viés não somente psicanalítico, mas filosófico, iremos nos utilizar de pensadores como Friedrich Nietzsche, Michel Foucault e Platão, para construir uma leitura crítica da questão das perversões. Esse movimento de compreensão da perversão pode ser uma porta de entrada para a compreensão do próprio sujeito, dada a interconectividade entre a perversão e a vida social, política e sexual.

O programa segue os seguintes tópicos, em acordança com a construção Freudiana da sexualidade e os desvios da pulsão. Dando ênfase às pulsões parciais, as quais estão na origem das perversões, traçando inúmeros destinos alternativos para a pulsão insatisfeita, tais como:
1. A sexualidade perverso-polimorfa
2. O sadismo e o masoquismo
3. O voyerismo e o exibicionismo
4. O travestismo
5. A pedofilia e o incesto
6. O fetichismo

Temas-chave: Perversões, sexualidade, subjetividade.

Referências bibliográficas
ANDRÉ, Serge. La signification de la pédophilie. Psychologue Psychothérapeute, 29 dez. 2019. Disponível em: <https://astriddusendschon.org/2019/12/29/la-signification- de-la-pedophilie-par-serge-andre/>. Acesso em: 10 jan. 2024.
BONNET, Gérard. Les perversions sexuelles. Paris: Presses Universitaires de France, 2011.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: A vontade do saber. São Paulo: Paz & Terra, 2020.
FREUD, Sigmund. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In: Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, análise fragmentária de uma histeria ("o caso Dora") e outros textos. São Paulo: Companhia das letras, 2016.
FREUD, Sigmund. Uma lembrança de infância de Leonardo Da Vinci. In: ARTE, literatura e os artistas. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
LACAN, Jacques. O Seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
NIETZSCHE, Friedrich. Assim falou Zaratustra: Um livro para todos e para ninguém. São Paulo: Companhia de Bolso, 2018.
PLATÃO. O banquete. Belém: Edufpa, 2018.

Compartilhe