Foram cinco dias de atividades, mais de cinquenta comunicações científicas, de pesquisadores de todas as regiões do País, além de pesquisadores da Costa Rica e da Noruega. Foram duas conferências internacionais (Itália e EUA), seis mesas temáticas com 18 exposições de professores pesquisadores, uma reunião técnica dos membros do GT e uma sessão de lançamento de livros. Duas sessões foram realizadas em localidades externas à UFMS, uma na Casa Quintal Manoel de Barros, outra, na Estação Cultural Teatro Mundo. Foram muitos momentos, muitas pessoas, muitos debates, muitas trocas e muita, muita presença.
Assim foi o nosso X CIFIP – Congresso Internacional de Filosofia e Psicanálise, realizado entre 13 e 17 de novembro, em Campo Grande-MS, organizado pelo GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF.
Nada disso seria possível sem o apoio e o engajamento pessoal, especialmente dos membros do GT, e de cada participante, ouvinte ou pesquisador. Pudemos também contar com o comprometimento integral de uma comissão organizadora nacional e outra local, que não mediu esforços. Além disso, tivemos o decisivo apoio institucional da UFMS (Reitoria e Direção da Faculdade de Ciências Humanas) e da UEM (Programa de Pós-Graduação em Psicologia). Agradecer é pouco!
Em nome da coordenação do GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF, dirigimos a cada participante do nosso Congresso e às Instituições que o apoiaram o mais vivo reconhecimento. Que venha nosso XI CIFIP!!!
Weiny e Aline,
Coordenação GT Filosofia e Psicanálise da ANPOF
GT Filosofia e Psicanálise (ANPOF)
————–
Projeto Ágora (UFMS)
Paideia Pantaneira (CEEP Hércules Maymone)
Mídia Ciência (UEMS)
————–
————–
Campo Grande, MS, Brasil
————–
O interesse da filosofia pela psicanálise está amplamente documentado na literatura filosófica do Séc. XX. No caso brasileiro, Freud: a trama dos conceitos, de Renato Mezan, e Freud: o movimento de um pensamento, de Luiz Roberto Monzani, são, entre outros, dois exemplos representativos do campo de investigação que denominamos muito particularmente, embora ainda sem consenso, filosofia da psicanálise. Com apenas meio século de existência em nosso meio, a identidade desse campo de pesquisas se encontra cada vez mais consolidada no Brasil, embora os trabalhos sobre sua história, sistematização teórica e metodológica, e sobre seus limites e possibilidades ainda requeiram mais avanços.
Com efeito, parte significativa da consolidação já alcançada está relacionada ao GT Filosofia e Psicanálise, da ANPOF, que há duas décadas de criativa e produtiva existência reúne pesquisadores desse campo e realiza o seu importante Congresso Internacional. O CIFIP (Congresso Internacional de Filosofia e Psicanálise), cuja frequência é bianual, chega em 2023 à sua décima edição, sendo pela primeira realizado no Centro-Oeste brasileiro, em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, e ao retomar o seu tradicional formato presencial pretende interrogar a origem e destino, a trama e o movimento da filosofia da psicanálise.
O tema da trama/origem e movimento/destino visa a um duplo objetivo: além de promover a reflexão sobre a história do campo, busca também evidenciar os múltiplos sentidos e direções que o constitui, explicitando suas linhas de pesquisas já consolidadas, bem como suas possibilidades de expansão e transformação. Desse modo, o X CIFIP propõe questionar não apenas onde, quando e como surgiu esse campo (no Brasil e no mundo), mas também o que ele representa atualmente, suas consequências e implicações, quais são os seus problemas filosóficos mais relevantes, e principalmente: para onde vai a filosofia da psicanálise?
Trata-se de um convite para pensar os desafios e potencialidades da articulação entre filosofia e psicanálise, articulação que em si abrange uma miríade de relações possíveis, especialmente se levarmos em conta a enorme diversidade das pesquisas do campo, que possui produções advindas de diferentes entrecruzamentos teóricos (psicanálise e epistemologia, psicanálise e política, por exemplo), dos quais, por sua vez, surgem as mais variadas tematizações: arqueologia da psicanálise, análise crítica da estrutura das teorias psicanalíticas, o problema recepção filosófica da psicanálise por diferentes tradições e autores da filosofia, filosofia e psicanálise pós-freudiana (Lacan, Winnicott, demais autores), psicanálise e feminilidade, psicanálise e crítica social, entre tantos outros temas possíveis.
A se realizar na terceira semana de novembro de 2023, o X CIFIP coincidirá, em 16 de novembro, com o Dia Mundial da Filosofia. Esta data foi instituída pela UNESCO em 2005, e desde então é celebrada anualmente em todas as partes do mundo, toda terceira quinta-feira de novembro. Sua finalidade é destacar o valor e a importância da filosofia para o desenvolvimento cultural e individual do pensamento humano. Esta coincidência nos pareceu bastante fecunda ao permitir-nos associar ao nosso Congresso Internacional de Filosofia e Psicanálise, as ações locais de extensão, realizadas pelo Projeto Ágora (UFMS), Paideia Pantaneira (CEEP Hércules Maymone) e Mídia Ciência (UEMS), para a promoção do Dia Mundial da Filosofia no estado de Mato Grosso do Sul.
Assim, o X CIFIP será também ocasião para celebrarmos o Dia Mundial da Filosofia. Afinal, perguntar para onde vai a filosofia da psicanálise também é uma entre as várias formas de perguntar: para onde vai a Filosofia?
————–
Onde: Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil
Inscrições: Informações sobre as inscrições e demais notícias do Congresso: em breve aqui!
————–
Convidamos a todos os interessados e pesquisadores de filosofia da psicanálise a participarem e a submeterem comunicações científicas de acordo com as coordenadas abaixo:
Linha temática 1: História e desenvolvimento da psicanálise e da filosofia da psicanálise no Brasil e no mundo;
– Ex.: trabalhos de história da psicanálise e de recepção filosófica da psicanálise.
Linha temática 2: Questões epistemológicas, éticas e políticas da psicanálise, e da filosofia da psicanálise;
– Ex.: trabalhos que tematizem a epistemologia e a ética da psicanálise, psicanálise e crítica social, questões de método da filosofia da psicanálise etc.
Linha temática 3: Panorama atual e perspectivas futuras da filosofia da psicanálise;
– Ex.: trabalhos de mapeamento, atualização, crítica e proposição acerca do campo de filosofia da psicanálise.